Eu sempre me vi como alguém dividido entre dois mundos:o dos nerds e o dos ''outros''(populares,zé graças,engraçados e afins).Todos dizem que eu sou ''o nerd engraçado'',o que me permite ver essa grande mudança de maneira imparcial,digamos assim.
Você acha que a Revolução Nerd não existe ?Pois bem.Nesse texto vou provar que ela existe e falar sobre seus impactos na sociedade.Então,organize os volumes de Harry Potter da sua estante e treine um pouco de xadrez com o tabuleiro que eu sei que você tem na sua casa,porque lá vamos nós.
1-Ser nerd é essencial:
Quando eu tinha meus 12,13,14 anos(tenho 19),a internet não era o que é hoje em dia.Nem todo mundo usava Internet(você acredita nisso?:ooooooo).E não era necessário.Nem para quem era nerd.Eu lembro que para ser nerd,só era preciso ter um grupo nerd para chamar de seu,e jogar Yu-Gi-Oh!,RPG,e Magic The Gathering(chamado pelos íntimos apenas como ''Magic'')e,nos casos extremos,xadrez.
Mais com o ''boom'' da Internet dos anos 90/começo dos 2000,computador e nerd eram praticamente irmãos siamêses.Essa lógica passou a fazer parte da cultura nerd.Mas não demorou muito para que esse comportamento não fosse exclusivamente nerd,diferentemente do Yu-Gi-Oh!.
Principalmente no começo dos anos 2000,a Internet foi reconhecida como grande ferramenta de trabalho para grandes empresas.Atraiu a atenção de outros grupos,que no começo não ligavam muito para essa coisa de computador.Se tornou o braço direito e esquerdo da globalização.
E tanta globalização e fluidez de informação transformou os nerds em herois(maldita nova ortografia),já que todo mundo(com exceção dos aborígenes) precisou se tornar um pouco nerd para viver bem em sociedade,o que fez um pouco da cultura nerd se espalhar por toda a população mundial.
Hoje em dia qualquer um com o mínimo de discernimento sabe se virar diante de um PC,incluindo crianças de 7 anos ou menos.
2-Ser nerd é POP:
Como diria o Engenheiros do Hawaii:''O Papa é POP,o Papa é POP,o POP não poupa ninguém''...
Mas e daí?O que importa são os nerds.
Harry Potter,Senhor dos Anéis,Chuck,The Big Bang Theory,Homem Aranha(com sua face Peter Parker) e tantos outros filmes,séries e personagens tipicamente nerds fazem cada vez mais sucesso na cultura POP.
Antigamente,não haviam tantos filmes baseado em quadrinhos.Hoje em dia o Homem Aranha já tem três filmes,o Homem de Ferro 2 já tá quase saindo,o Hulk já tem dois filmes atuais(os antigos também faziam sucesso.Incrível,não?),a Liga da Justiça tá sendo negociada,A Fox tá pensando em fazer um terceiro filme do Quarteto Fantástico e temos até filme do Watchmen(lembra do Watchmen?) nas locadoras.E muita gente,admiradora de gêneros cinematográficos diversos,de faixas etárias diversas,vê esses filmes.
Com o advento dos efeitos especiais,Hollywood transformou uma quantidade considerável de histórias de quadrinhos,desenhos e séries antigas,idolatrada por nerds,em filmes.Isso é o máximo.Mas não é o ponto mais importante dessa parte do texto.
Sabe,os filmes de quadrinhos tinham uma boa aceitação do público,mesmo antigamente.Não tanto quanto hoje,obviamente,mas tinham.E não são só os nerds que gostam de quadrinhos.
Mas UMA história que não veio dos quadrinhos foi a grande investida nerd.Apresento à vocês Harry Potter:
Harry Potter foi em grande parte responsável por disseminar a cultura nerd por aí.Não que não existissem personagens nerds antes,ou que não existissem histórias de bruxos ou que tivessem cara de RPG antes.Mas HP foi o primeiro livro/filme a ter cara de história que só nerds curtiriam a ser aceita pelo grande público.Se você é menina e adora o filme Crepúsculo(por causa desse garoto)ou se é menino e adorou ver o Homem de Ferro explodir um tanque,agradeça a J. K. Howling.
Aliás,obrigado J. K. Howling.
3-Nerds não existem:
Ninguém mais é nerd,pelo menos não como antes.E sabe porquê?
Por que quando todo mundo tem as mesmas características,elas não precisam ser citadas.Em outras palavras:quando você descreve uma pessoa,não precisa dizer que é um ser vivo multicelular,ou que é um ser humano.Está implicito.
Com os nerds é quase a mesma coisa.
Antigamente,ser nerd era como ser da Maçonaria,com a diferença que todo mundo sabia.Você olhava para um grupo e facilmente reconhecia os populares e os nerds.
Isso não acontece mais com a mesma intensidade.
Graças aos itens 1 e 2,todos tem um pouco de nerd em si.Milhões de crianças,jovens e adultos jogam MMORPG(para quem não sabe,quer dizer RPG online multiplayer[traduzindo de novo:vários jogadores]),celebridades hollywoodianas,globais,não globais e até da Ucrânia podem escrever(e escrevem)em seus blogs,orkut's e twitters e qualquer um pode baixar filmes e músicas com meia dúzia de tecladas,o que antes só era possível se você fosse um hacker,e dos bons.Tudo graças aos nerds,que viraram caras conceituados não só pela comunidade científica,mas pelas outras também.Bill Gates de repente virou um tiozinho simpático.
Em outras palavras,os nerds finalmente venceram.Depois de viverem séculos excluídos da sociedade,eles(ou nós,como você preferir) finalmente foram não só aceitos,como tiveram seus conceitos absorvidos pela sociedade.
E Viva lá Revolución
Aliás,alguém aí aceita uma partida de xadrez?
:D
Um comentário:
Discordo de vc! Vc é nerd...eu não!
Eu nunca vi Harry Potter, nem Senhor dos Anéis! Apesar de adorar desenhos estou excluída desse grupo. Ah, vc esqueceu de citar dentre os exemplos os X-men!
bjo
Postar um comentário